Categoria
Quem nunca ouviu falar em uma autoclave, mas nunca realmente soube o que era? Pois bem, este aparelho já faz parte direta e indiretamente das nossas vidas e está presente em muitos ambientes que frequentamos como: consultórios odontológicos, clínicas de estética, salões de beleza, manicures, podólogos, laboratórios de pesquisa, hospitais, etc.
Ela foi inventada no século XIX por Charles Chamberland, químico associado ao renomado Louis Pasteur e co-autor das primeiras vacinas contra o carbúnculo e a raiva. Ele também inventou os filtros de porcelana e era renomado por sua genialidade nos ramos da química e da medicina.
Mas afinal, para que serve uma autoclave?
Pois bem, trata-se basicamente de um aparelho que utiliza uma técnica de esterilização de materiais e utensílios diversos através do calor úmido sob pressão, eliminando totalmente a vida microbiológica (fungos, esporos, vírus e bactérias) dos mesmos.
Contudo não é meramente uma limpeza, mas um processo que utiliza uma temperatura tão elevada (passando dos 100ºC) sob os materiais a ponto de acabar com qualquer vestígio de “vida” microbiológica que lá exista, deste modo tal procedimento é considerado um dos métodos mais eficazes existentes, inclusive pela própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Nos dias de hoje, o ambiente que mais utiliza as autoclaves são os hospitais, a fim de descontaminar instrumentos médicos e cirúrgicos, roupas e tantos outros descartáveis ou reutilizáveis, antes de serem lavados ou simplesmente descartados.
Basicamente, o processo de esterilização em todas as autoclaves ocorre quando é removido o ar do calor úmido sob pressão, havendo a introdução do vapor e, depois a secagem geral.
- Porém, atualmente existem vários tipos de autoclave no mercado que oscilam um pouco neste processo de exclusão de resíduos indesejados, uma inclusive específica para cada finalidade do comprador em potencial e são elas:
- Alto vácuo
- Gravitacional
- Paredes simples
- Paredes duplas
- Vácuo fracionado
- Vácuo único
Por exemplo, a autoclave de vácuo único tira o ar de uma vez só, enquanto a de vácuo fracionado utiliza de injeções de vapor esporadicamente, evitando a formação de bolsa de ar. Já na autoclave gravitacional, o ar é totalmente removido por gravidade e quando se utiliza o vapor este é mais frio, portanto, mais denso, contudo a secagem neste processo é mais limitada também.
Há também dois tipos estruturais de autoclave que são as verticais e as horizontais, ajudando muito na organização do espaço onde ela será utilizada, principalmente quando o lugar for um pouco limitado, adequando-se, portanto, facilmente a ambientes pequenos.
Deste modo logo vemos porque ainda hoje a invenção de Chamberland é utilizada, afinal este equipamento trouxe à uma humanidade inteira a possibilidade de se descontaminar de microorganismos indesejados e utilizar/reutilizar materiais de modo seguro e principalmente, saudável para a manutenção da qualidade da vida humana.
Brasil Assistência Técnica
A Brasil oferece serviços de manutenção preventiva e corretiva em diversos tipos e marcas de equipamentos para laboratório Fundada em 2013 por profissionais com 15 anos de experiência em assistência técnica de equipamentos para laboratórios.
Contato
Entre em contato conosco:
(19) 3413-5313
(19) 98178-5763 
Localização
Rua João Batista Marçal, nº 39
Residencial Mario Dedini
13412-336 – Piracicaba/SP
Abrir pelo Google Mapas
Abrir no Bing Mapas